Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Estreia de Veneno anti-mediocridade - Cristiano Guirado

Bom dia meus leitores, não vou falar muito, vou deixar por conta do Cristiano, leiam sua coluna.



Cristiano Guirado - O Mal do século

Uma canção de Renato Russo – do último CD da Legião Urbana em vida, “A Tempestade – ou O Livro dos Dias” – diz que o mal do século é a solidão. Cada um ou cada época tem o seu próprio mal do século. 
O mal do século desta época é a mediocridade. 

Definição do dicionário online Michaelis:
Mediocridade: Substantivo feminino, do latin mediocritate, 
1: Estado ou qualidade de medíocre. 2: Poucos haveres, mas suficientes; mediania. 3: Falta de mérito, vulgaridade. 4: Pessoa ou coisa medíocre.

Como um câncer pós-metástase, ela está impregnada em todas as atividades econômicas, na estrutura educacional, na engrenagem política, na produção cultural, na mídia e até mesmo nas convenções sociais da maioria das cidades, da maioria dos países do mundo. 

Com um câncer assim, obviamente que o estado é terminal. Mas ainda é um câncer escondido, digo, em sua definição macro, já que, mais do que nunca, afeta seriamente o sistema. Sua evolução é medida com maior ou menor intensidade em comportamentos que, em princípio, parecem ser isolados. Mas não são.

A mediocridade impede o ser humano de ser melhor, seja em relação a ele mesmo, individualmente falando, seja em relação a outras gerações. E o que é pior, a cada ano o nível base, a mediania (como estava escrito no Michaelis), diminui, nivelado cada vez mais abaixo o senso comum.

Nascemos com o pecado original, mas ele não tem nada a ver com a maçã. Nosso pecado original é a ignorância, o batismo é o conhecimento. Saber cada vez mais é um antídoto para a mediocridade individual. Saber cada vez mais é a quimioterapia coletiva contra o mal do século. Porque alguém, há muito tempo, já havia sentenciado: conheça a verdade e ela te libertará.

Convoco a todos os leitores a combater a mediocridade que habita em cada um de nós. 
Recruto a todos os leitores a combater a mediocridade que impera a nossa volta.
E a humanidade conhecerá a cura. 
Amém.


Cristiano Guirado, 34 anos, é jornalista e escritor.




6ytvc66b pio´0 ppiokop´G     çlnku


Hvuguy=çlkklk klç  0 opkopkpokxoç  

1 comentários:

Essa nova coluna ficou muito boa e interessante, é bom ver novos trabalhos aqui no Literafics.

Postar um comentário